Política Americana

Entendendo o Pilar da Civilização Ocidental

60 horas
15 Módulos
1.596 Students

Política Americana

  • Intro
  • Aula Inaugural

    A amizade dos três líderes inesquecíveis e a luta contra o comunismo, como João Paulo II claramente usou sua identidade e conexões polonesas para provocar o colapso do regime comunista da nação, como Ronald Reagan acabou com a Guerra Fria sem disparar um único míssil, e chamado “Plano Divino” que uniu um presidente norte-americano e um Papa para sempre.

  • 1 - Nasce uma Nação e a Revolução Americana

    Os capítulos do Módulo 1 tratarão da formação dos EUA, da colonização, dos conflitos entre as colônias e a Coroa Britânica e da Revolução Americana e seus personagens.

  • 2 - Constituição, Federalismo, Bill of Rights

    Os capítulos do Módulo 2 abordarão a criação das instituições dos EUA, a Constituição e seus processos de ratificação, seus fundamentos e suas características como: a separação dos poderes, o Colégio Eleitoral, o Federalismo e o Bill of Rights.

  • LIVE

    Importante conversa com o analista político, jornalista e especialista em governo americano, Paulo Figueiredo. Falamos sobre temas que abordamos aqui no curso, alguns com mais profundidade, e trouxemos esses elementos para a vida atual dos americanos além de atuais políticas públicas americanas. Discutimos também sobre os Pais Fundadores, a Constituição, o Federalismo, o Colégio Eleitoral, a Suprema Corte e o perigoso ballot harvesting, assim como as recentes convenções nacionais dos partidos Democrata e Republicano e o caminho para as eleições presidenciais em novembro.

  • 3 - Os pais fundadores se tornam presidentes

    Os capítulos do Módulo 3 abordarão os governos, as biografias dos Pais Fundadores, as primeiras experiências de um regime republicano presidencialista.

  • 4 - A expansão da nação e a tensões raciais

    Os capítulos do Módulo 4 tratarão do período de expansão territorial da nova nação, suas políticas relevantes como a Doutrina Monroe e o surgimento dos conflitos raciais.

    Nenhum item nessa sessão
  • 5 - Guerra Civil, a Reconstrução e a era Jim Crow

    Os capítulos do Módulo 5 abordarão a sangrenta Guerra Civil americana, seu início no governo Lincoln com a Batalha de Gettysburg, a vitória da União sobre o Sul Democrata escravagista, o fim da guerra, as leis Jim Crow e a criação da Ku Klux Klan. Aqui abordaremos também a reconstrução dos EUA no pós-guerra civil com o desenvolvimento econômico e social e movimentos expansionistas tardios.

    Nenhum item nessa sessão
  • 6 - A Primeira Guerra Mundial

    Os capítulos do Módulo 6 abordarão a participação dos norte-americanos na Primeira Guerra Mundial, o impacto social na nação, as mulheres nas fábricas, e as consequências econômicas no país e no mundo com os Estados Unidos tornando-se potência mundial.

    Nenhum item nessa sessão
  • 7 - A Grande Depressão e o New Deal

    Os capítulos do Módulo 7 abordarão o impacto da crise das bolsas de 1929 que resultou na grande depressão. Abordaremos o New Deal de Franklin D. Roosevelt e o início de medidas de expansão governamental e programas públicos que afetam o país até hoje.

    Nenhum item nessa sessão
  • 8 - Os E.U.A na Segunda Guerra Mundial

    Os capítulos do Módulo 8 abordarão a participação dos EUA na Segunda Guerra Mundial, sua inicial neutralidade, sua aliança com as Potências Democráticas e o protagonismo na vitória do Aliados contra os países do Eixo. O módulo também abordará a primeira bomba atômica, a criação da ONU e o Plano Marshall

    Nenhum item nessa sessão
  • 9 - Guerra Fria

    Os capítulos deste módulo abordarão a polarização político-ideológica que dividiu o mundo entre o Leste e o Oeste resultando em diversos conflitos e guerras, deixando o mundo sob constante estado de tensão e expectativa de um grande nova guerra.

    Nenhum item nessa sessão
  • 10 - A Década de 60: As mudanças na América

    Os capítulos do Módulo 10 abordarão as profundas e amplas mudanças sociais e políticas pelas quais passaram os EUA desde o final da década de 1950 e ao longo de toda a década de 1960. Revisitaremos os movimentos pelos Direitos Civis, a revolução sexual e a transformação das universidades americanas sob influência da Escola de Frankfurt. Nessa década também veremos como foi intensificada a luta do governo americano contra o comunismo em defesa da liberdade com o episódio da invasão da Baía dos Porcos, a Crise dos Mísseis em Cuba e o início da Guerra do Vietnã.

    Nenhum item nessa sessão
  • 11 - A Década de 70: Escândalos no Poder e na Sociedade

    Os capítulos do Módulo 11 abordarão o governo Nixon e o famoso caso Watergate, a viagem do homem à lua e o que isso representeou para a corrida espacial, e a inesquecível crise dos reféns na Embaixada Americana no Irã sob o governo de Jimmy Carter. Neste módulo também abordaremos a polêmica decisão da Suprema Corte Americana no caso Roe vs Wade de 1973 quando o aborto foi legalizado.

    Nenhum item nessa sessão
  • 12 - Reagan Revolution - O Resgate da América

    Os capítulos deste módulo mostrarão como Ronald Reagan tornou-se governador da Califórnia e, posteriormente, o 40° presidente americano. Aqui abordaremos suas políticas de recuperação econômica, a reeleição histórica, suas políticas internacionais, seus aliados como Margaret Thatcher e João Paulo II, seus inesquecíveis discursos, sua vida, a incansável luta contra o comunismo e o legado de um dos maiores líderes que o mundo já viu.

    Nenhum item nessa sessão
  • 13 - Bush - Clinton - Bush: O Terrorismo e a Nova Ordem Mundial

    Os capítulos do Módulo 13 abordarão os governos de Bush pai, Bill Clinton e Bush filho, incluindo a Guerra do Golfo, a conhecida Operação Tempestade no Deserto, o fim da União Soviética, o atentado ao World Trade Center, o impeachment de Bill Clinton, o atentado terrorista do 11 de setembro às Torres Gêmeas e a guerra contra o eixo do mal.

    Nenhum item nessa sessão
  • 14 - Governo Obama: Uma América dividida

    Os capítulos do Módulo 14 abordarão os 8 anos em que Barack Obama esteve na Casa Branca, suas desastrosas políticas internacionais, a expansão de planos governamentais, a crise financeira de 2008, a retórica que dividiu o país e o Partido Democrata, e o a abertura para o socialismo na América.

    Nenhum item nessa sessão
  • 15 - A maioria silenciosa elege Donald Trump

    Das primárias republicanas à presidência da maior potência do mundo. Aqui abordaremos como o empresário venceu uma das eleições mais marcantes da história. Capítulos que mostrarão suas políticas, suas polêmicas, suas reformas, sua retórica e o resgaste ao patriotismo. No caminho das eleições em novembro de 2020, uma pandemia histórica, protestos e o que esperar para novembro.

    Nenhum item nessa sessão
  • Módulo Extra

    Eleições Presidenciais 2020

    Nenhum item nessa sessão

Política Americana

Este conteúdo é protegido, por favor faça o login na sua conta para ver o conteúdo da aula.

Comentários (51)

  1. Avatar
    Ana Paula Kel

    Aulas maravilhosas e esclarecedoras! Muito obrigada! George Washington era um agregador de pessoas e ideias! Grande líder!

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Oi Ana! Sim! Ele era exatamente isso! Ele era o elo entre todos eles!

  2. Avatar
    Marcelo Gois Matos

    Parabéns Ana. Estou muito feliz com o andamento deste curso.

  3. Avatar
    Cassia Xavier

    Pra mim, George Washington foi crucial no decorrer final da Revolução Americana , reuniu todos os esforços possíveis no levante.
    Gostaria de indicações de séries e filmes sobre o assunto. Já vi nesse capítulo que o filme O Patriota é um deles.
    Obrigada!

    1. Avatar
      CLAUDIA MENDES DE MORAES

      Isso mesmo, filmes. Vou ver O Patriota agora.

    2. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Isso mesmo, Cassia. E mais, por ter visto a derrota tão perto tantas vezes, por ter vivido o sabor amargo de ter que retroceder, testemunhando o desapontamento de seus soldados muitas vezes, ele conheceu elementos que alimentaram sua humildade, generosidade e caráter como poucos, tornando-se profundo conhecedor da alma humana em tempos de extrema dificuldade. Estou trabalhando na nossa lista de filmes, séries e livros. John Adams, que no Brasil está disponível na HBO GO, é um excelente começo.

  4. Avatar
    Zilda Aparecida Calixto Baroni

    Demais parabéns

  5. Avatar
    Gloria Pamela Galdames Cardenas

    Sensacional!!! Praticamente nada sabia dessa história. Estou encantada!

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      A Revolução Americana é fascinante. Há mais, mas temos que tocar o barco…senão ficaríamos aqui 6 meses! Rsrs

  6. Avatar
    FERNANDA LIMA

    Amei a edição! to amando esse curso

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Me divirto e a imaginação vai longe quando sento para separar o material para mandar para a edição!

  7. Avatar
    TATIANA DONNICI

    Muita luta e dedicação desses grandes personagens. Fico com o George W. e seu trabalho a frente das batalhas. Não conhecia todos os detalhes citados e gostando mais ainda do povo e a história americana.

  8. Avatar
    HENRI CATTARUZZI

    A capacidade de se organizarem, confiarem um nos outros, a perseverança, resiliência, imagino a determinação destes homens, entendo que a coragem no tribunal de John Adams, o risco que correu no calor dos demais por Justiça, é o filho escolhido. Do ponto de vista da sociedade, chamou me a atenção, que no Brasil a religião Metodista chegou por mão Americana e não Inglesa, onde usaram o modelo de missionários com familiares, grupos maiores, deu certo, região de Americana, Sorocaba, Piracicaba, Rio de Janeiro, onde enviaram missionários em pequenos grupos, como Rio Grande do Sul e Nordeste, não houve evolução, numa visão mais macro, desde a colonização, parecem seguir modelos mais assertivos, o conjunto de valores e experiências vividas, histórias servem de base para um espiral crescente e recorrente, com grande capacidade de se organizarem, se reinventarem quando algo não sai como o esperado. Excelente curso !

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      John Adams é sem dúvida um dos meus favoritos também. Pecou como presidente…veremos isso no módulo 3, mas é um dos meus pais fundadores favoritos tbm. Boas observações, Henri!

  9. Avatar
    Ezio Henrique Zilse

    Como filho de professora meu Pai Fundador preferido é Thomas Jefferson…..O discurso dele qdo sai da presidencia pra mim é imbativel…..

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      TJ é um dos meus favoritos também! A Declaração de Independência e todas as suas ramificações provavelmente não teriam o mesmo caminho sem as mãos dele ali.

  10. Avatar
    Mariana Cardoso Torres

    Gorge Washington foi o modelo de virtudes e princípios, sendo fundamenta a frente do exército americano.
    Mas Thomas Jefferson foi quem colocou no papel toda a sua ambiçāo para a nova pátria.
    Fica evidente a riqueza e importância do pensamento diferente para o objetivo comum.

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      EXATO, Mariana. Exatamente!

  11. Avatar
    Eduardo Vargas

    Ana, parabéns pelo conteúdo. Gostaria que comentasse sobre a relação de John Adams e Thomas Jefferson desde que se conheceram no congresso até a data de suas mortes que ocorreram quase que simultaneamente na celebração dos 50 anos da independência americana. O que, na sua opinião, significam as últimas palavras de Adams quando ele pronunciou: ”Thomas Jefferson sobrevive”.

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Comentaremos com certeza, Eduardo. Entraremos nessa relação no Módulo 3, quando eles se tornam presidentes. Bem, a história dos dois é complicada e longa, eles sempre trabalharam pela causa da independência, no entanto, nunca tornaram-se amigos íntimos. Foram de grandes parceiros na revolução a inimigos mais tarde, principalmente porque Adams não concordava com a revolução Francesa, a qual TJ apoiava. A amizade ficou mais forte na década de 1780, quando Adams e Jefferson serviram em missões diplomáticas na Europa, mas qdo voltaram para os EUA, com o acalorado debate sobre o governo da nova nação, eles se tornaram inimigos, inclusive com campanhas difamatórias de ambos. Depois de anos sem se falarem, um amigo em comum, tbm signátário da Declaração de Independência, Benjamin Rush, os aproximou novamente e eles começaram a trocar cartas. Estou simplificando…mas isso tudo levou anos… Enfim, reataram os laços através dos anos e das 158 cartas que trocaram, morreram no mesmo dia, 4 de julho de 1826. Como era aniversário de 50 anos da declaração, e naquela época ainda não havia como Adams saber da morte de TJ, que morreu primeiro pela manhã, eu acredito que Adams tenha dito essas palavras em relação a data, de que o legado de Thomas Jefferson sempre viveria, pois foi ele quem estruturou toda a declaração de independência.

      1. Avatar
        Alessandra Coutinho

        Nossa, que história!! Não sabia…

  12. Avatar
    Fernanda

    Olá! também gostaria de dicas de livros (podem ser em inglês) e filmes sobre a Revolução Americana para saber mais detalhes sobre esse importante episódio da história mundial. As escolas brasileiras não comentam tanto esses fatos históricos e priorizam a Revolução Francesa. Por isso, queria te agradecer por trazer esses detalhes à luz do nosso conhecimento, que é tão defasado. Muito grata!

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Incível, não é, Fernanda! Ensinam tanto sobre a Revolução Francesa no Brasil…mal passam pela Americana, e se conhecermos as duas, perceberemos que temos muito mais em comum com os colonos americanos do que com os jacobinos!

      Vou postar uma lista de filmes, séries e livros! Estou fechando nosso Instagram tbm!

  13. Avatar
    Ana Amelia Morais costa

    Destaco em George Washington uma personalidade de Liderança, Força, Firmeza e Resiliência, frente ao seus objetivos: A Causa pela Liberdade e seu País

  14. Avatar
    Carmen Lucia Coelho

    Meu eleito é George Washington por sua bravura e determinação, tendo um papel de suma importância para a Revolução Americana. Gostaria de receber os nomes dos filmes que foram apresentados nesse módulo. Em especial o de John Adams.

  15. Avatar
    Juliana Mello

    George Washington grande líder! Meu preferido!!!

  16. Avatar
    Rosana Rinaldi

    Oi Ana! Estou apaixonada pelo curso. Concordo com você em escolher George Washington como meu pai fundador: revolucionário, porém, com visão, caráter e virtudes de um grande estadista! Ambições muito distintas para darem certo 🙂

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Right on, Rosana! 😍

  17. Avatar
    VIRGÍNIA SANTOS ALVES

    Encantada com suas aulas Ana! Parabéns!

  18. Avatar
    Geraldo Neto

    Em Boston não tinha colônia, pensei que sim dada a disputa que houve por lá e me surpreendeu não estar entre as 13 originais?

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Massachussetts (Massachusetts Bay Colony) é uma das 13 colônias originais, com os puritanos chegando em Plymouth, lembra? As terras do assentamento estavam localizadas no sul da Nova Inglaterra, com assentamentos iniciais situados em dois portos naturais e terras vizinhas, que são as áreas ao redor de Salem e Boston.

  19. Avatar
    Monique Luna

    Ana Paula, sua narrativa nos leva quase ao cenário desses gloriosos acontecimentos, parabéns, encantada com sua didática!!!! Vamos em frente…

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Obrigada, Monique! A participação de vocês aqui também me inspira! Let’s go!!

  20. Avatar
    Sabrina Jacques Farias

    Bom dia!! estou gostando bastante do Curso! Muito bom Ana!!
    Como não sei onde perguntar, vou fazer aqui….
    O pdf citado pela Ana, já está disponível em algum lugar? (não encontrei)
    e gostaria de saber o nome do filme, que tem as cenas mostradas no final da aula.
    Obrigada!!

  21. Avatar
    sergio santiago

    Bom dia, Ana Paula. Vendo ontem a série John Adams, fiquei com a impressão que Adams se referiu às colônias de Nova York e da Carolina do Sul como “comprometidas” com os interesses da coroa , obtendo vantagens escusas do status de colõnias. Se não me engano, vc falou tocou neste assunto em uma das aulas. Vc poderia, por fvr, falar um pouco mais sobre esse assunto e dizer quem eram os representantes destas duas colônias. Obrigado. Sérgio

  22. Avatar
    Raphaella Novaes

    Anaaaa!!! Tb curti mais John Adams …. não senti nada de mais no George Washington! Até fiquei um pouco decepcionado pq ele deu até o nome a capital …. achei ele meio sem
    Graça

  23. Avatar
    Raphaella Novaes

    Esse apoio mútuo entre França e USA vem de longe!!! ❤️💙

  24. Avatar
    Marcelle RIBEIRO

    Nossa, assisti a essa aula com o filme do Mel Gibson na cabeça, mas sem lembrar o nome. Aí o final fecha com o próprio rsrs. Obrigada.
    Team George Washington.

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Team GW!! 🙂

  25. Avatar
    Monique Luna

    Achei que cada líder teve sua primordial importância nos mais diferentes aspectos de acordo como os fatos iam se desenrolando , méritos a eles Adams, Washington, Jefferson!

  26. Avatar
    Carlos Henrique Pacheco

    Oi Ana, parabéns pela iniciativa e pela execução, estou adorando o curso …. sou membro da Brasil Paralelo também e os conteúdos são muito complementares . Aliás acho que vc podia fazer uma live com o prof Ricardo Gomes … excelente !!!
    Olhando pros Pais fundadores, a impressão que fico é que John Adams é a base do partido Republicano e o TJ a base dos democratas … faz sentido ??

  27. Avatar
    Michelle Tuckwood

    Oi! Onde está o pdf com a cronologia? Obg 🙂

  28. Avatar
    Ana Paula Mello

    Olá, Ana! As aulas estão maravilhosas. No final dessa última vc disse que disponibilizaria um pdf com a linha do tempo. Onde encontro? Obrigada! 🙂

  29. Avatar
    MAICON LACERDA

    George Washington com certeza , pois com seu jeito discreto humilde de ser conseguia unir os grandes intelectuais , mesmo sem ser um, com sua honra conseguia liderar muito bem seus soldados mesmo quando estava prestes a perder algumas batalhas.

  30. Avatar
    Alessandra Coutinho

    Ameeiii vc listando as 13 colônias!!!! kkkkk Me diverti!!! A próposito: o que definiu aquela sequência?

  31. Avatar
    Pedro Henrique Carinhato e Silva

    Creio que o pdf não foi postado aqui ainda.

  32. Avatar
    Angela Moura

    Oi Ana Paula por favor, gostaria de ver o PDF com a cronologia das batalhas que vc falou…obrigada!
    Estou revendo e o meu senso crítico aumentando! muito obrigada querida! O meu pai fundador? Washington! Acredito que sem ele nem este curso não estaria acontecendo rsrs

    Que rica e impagável contribuição vc está nos dando, Ana Paula! Mil vezes obrigada!
    Angela Moura

  33. Avatar
    Bernadete Santos

    Ana,
    Eu gosto muito da Betsy Ross Flag. Uma bandeira costurada por uma mulher que, certamente envolvida com a Revolução Americana, ficou para sempre ligada ao nascimento da versão atual da bandeira dos Estados Unidos.

  34. Avatar
    simone rosa dos santos

    Ana, estou muito empolgada com esse curso! Parabéns. Todo esse conteúdo que nos faz entender a noção de patriotismo americano, a prosperidade e liberdade americana. É um pais que nasceu sobre esses alicerces: liberdade,
    justiça e felicidade… individual, antes de tudo. Muito distante das ideias de “coletividade” disseminadas atualmente, principalmente
    no Brasil. Fantástico conhecer esses personagens tão fundamentais! John Adams foi , ao defender os soldados britânicos, a imagem da justiça que a nova nação buscava e queria demonstrar a todos. George Washington, então, sem palavras! Inteligência, estratégia e coragem.

  35. Avatar
    Marcela

    Olá!
    Onde encontro a bibliografia do curso?
    Procurei aqui na plataforma e não encontrei.
    Muito obrigada!
    =)

  36. Avatar
    Mariangela Danemberg

    Ola, Ana,
    Acabei de ver o Capitulo I, confesso que fiquei tensa com tanta batalha, com a sua narrativa parecia que eu estava presenciado aquelas batalhas. Fiquei impressionada com a determinação e resiliência de George Washington. Vou assistir ao seriado de John Adams, porque fiquei muito interessada nele. Tentei cobrar o Senso Comum de Thomas Paine, mas não consegui em português. Ansiosa pelos próximos capítulos vou retomar a minha maratona. Sou muito grata a voce por esse curso. Que Deus continue iluminando você!

Deixe seus comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione os campos a serem mostrados. Outros estarão ocultos. Arraste e solte para reorganizar a ordem.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping