Política Americana

Entendendo o Pilar da Civilização Ocidental

60 horas
15 Módulos
1.656 Students
15 Módulos

Política Americana

Política Americana

Este conteúdo é protegido, por favor faça o login na sua conta para ver o conteúdo da aula.

Comentários (50)

  1. Avatar
    Julia Meireles

    1) Os espanhois descobriram os EUA, mas os britânicos que colonizaram a maior parte do território. Como foi esse processo dos espanhois nao colonizarem o país como os britânicos colonizaram? Não se escuta muito sobre a colonização espanhola.

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Bem, Vamos por partes.
      Os britânicos só colonizaram a costa leste. A costa oeste e grande parte do centro do país foram colonizados pelos espanhóis. A grande diferença é que enquanto os espanhóis colonizavam apenas com as missões na costa oeste, os britânicos na costa leste cresciam como colônias, com toda a estrutura comercial e social. O maior foco dos colonizadores espanhóis não era fundar cidades, mas conquistar terras, espalhar o Cristianismo e levar ouro para a coroa espanhola. As missões espanholas são parte importantíssima da histórica americana. No entanto, tivemos que focar nosso curso na costa leste para embarcarmos na Revolução Americana e, posteriormente, no nascimento do país. Visitaremos mais a costa oeste agora no Modulo 3 com a expansão da nação.

  2. Avatar
    HENRI CATTARUZZI

    Algumas curiosidades, qual era a visão do Europeu (países já estabelecidos no período) em relação ao modelo planejado e criado de nova nação, entendendo como uma ruptura de modelo (de baixo para cima) e alguma correlação com o fluxo migratório até 1800 e pós 1800 ? Comércio internacional, que peso tinha os EUA neste período ?

    1. Avatar
      Hanna Glaucia Zemolin Rodrigues Silva

      Tenho algumas dúvidas parecidas. Gostaria de entender melhor sobre o Europeu que vivia nos Estados Unidos e foi parte de toda essa ação de independência, mas também, a visão do Europeu que não tinha esse contato diário e como a aceitação se dava, quando se decidiu que deveriam parar as tentativas de Guerra?

  3. Avatar
    Julia Meireles

    Como era a relação das colônias com a escravidão?

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Havia escravos nas colônias, embora o sul tenha sido muito mais escravagista por causa das plantações. Havis também negros livres, embora minoria e brancos que trabalhavam por contratos de anos com esses senhores.

  4. Avatar
    Cleber Modesto

    Olá Ana Paula,
    Minha dúvida está relacionado a forma de eleição dos presidente no modo distrital.
    1- a quantidade de delegados
    que elegerão o presidente, escolhidos em cada estado são na mesma quantidade dos deputados que estão no congresso?
    2- Os delegados de cada estdos podem ser os mesmos deputados do congresso ou necessariamente devem ser outras pessoas?
    Obrigado

  5. Avatar
    Eduardo Vargas

    Oi Ana, como são escolhidos os delegados que representam cada Estado? Quem os escolhe? Os delegados que representam os partidos mudam de acordo com algum período de tempo?

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Depende das comissões partidárias nos estados.

  6. Avatar
    Geraldo Neto

    Meu ponto parece com com as perguntas acima. Você comentou que o nome correto são eleitores os 538 pessoas que que elegem o presidente. Essas pessoas quem são? Deputados como perguntado acima ou pessoas da sociedade de maneira geral?

  7. Avatar
    Simone Boiani

    Como os membros do Colégio Eleitoral de cada estado são escolhidos? Quais os critérios?

  8. Avatar
    Denise Boechat

    Oi Ana entendi vc falar que as colônias eram culturalmente diferentes , porque isso se as pessoas formadoras destas colônias vinham de um mesmo local – Inglaterra ? Sei que depois chegaram imigrantes de vários outros países , mas até a independência não eram só ingleses ?

  9. Avatar
    Sílvio Mund Carreirão

    Qual a lógica que sustenta a regra, adotada pela maioria dos estados, “the winner takes it all”?

  10. Avatar
    Gustavo Adolpho Villefort Silva

    Oi Ana. Seu curso está muito bom. Parabéns!
    Ficou só uma dúvida. Ficou parecendo que enquanto os pais fundadores redigiam a Constituição e o Bill of Rights a Coroa Britânica aceitou com certa passividade a perda das 13 colônias. Não houve novas tentativas de reconquistá-las?

  11. Avatar
    Ezio Henrique Zilse

    Minha duvida é com base nos pesos e contra pesos que mantem a estabilidade ,os pilares ,da Democracia Americana….Aí pergunto……Procede esses discursos de ódio de parte a parte ( Democratas X Republicanos ) já que o Presidente não consegue ,sozinho,mudar a ” cara ” do país?????….Ele depende do legislativo….judiciario …maiorias nas duas casas legislativas….e apoio do povo…..Parece que os politicos querem levar a população a um nivel de stress desnecessario já que não seria só a eleição presidencial que mudaria tudo….

  12. Avatar
    Douglas Duarte de Sousa

    Ana, duas coisas: 1- No Brasil, a constituição permite que o STF delibere sobre assuntos que o congresso não pautar. Seria a 9° emenda algo tão genérico assim (como uma emenda coringa)?
    2 – A senhora acha que os pais fundadores imaginavam o tamanho que a América seria (parece uma obra de engenharia essa constituição)? Digo isso porque o Madson não achava que o governo fosse crescer tanto.

  13. Avatar
    Flávia Schütz

    Olá Ana
    Meu grande problema com história sempre foi fazer um alinha do tempo, o que anda melhrando muito graças a você e seu curso. Mas, estou com um dificuldade de lincar justamente esse traçado da Constituição e Bil of Rights, assisto suas aular e procuro ler um pouco mais sobre os episódios. Minha dúvida é:
    O Bill of Rights encapsula bem os direitos desejados depois da Revolução Gloriosa, data-se de 16/10/1689.
    Ele realmente foi formulado antes da própria Constituição dos Estados Unidos que data 17/09/1787, reformulada em 21/06/1788 e entrou em vigos 1789? É isso mesmo. Ele foi anterior a Independencia e a Constituição?

  14. Avatar
    sergio santiago

    Bom dia, Ana Paula. Vendo ontem a série John Adams, fiquei com a impressão que Adams se referiu às colônias de Nova York e da Carolina do Sul como “comprometidas” com os interesses da coroa , obtendo vantagens escusas do status de colõnias. Se não me engano, vc falou tocou neste assunto em uma das aulas. Vc poderia, por fvr, falar um pouco mais sobre esse assunto e dizer quem eram os representantes destas duas colônias. Obrigado. Sérgio

  15. Avatar
    Rafael Urquiza

    Em um processo criminal, apenas o juri tem o poder da decisão ou o juiz também tem ?

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      O juri decide o veredito e o juiz aplica a pena.

  16. Avatar
    Luís Eduardo Gonçalves

    Oi Ana. Minha questão é sobre o colégio eleitoral. Após a aula dei uma pesquisada, mas ainda não ficou claro para mim o que são estes 538 eleitores. Compreendo que os estados têm dois senadores fixos e o resto dos representantes variando de acordo com a população. Como se dá essa determinação a partir da população? seria, por exemplo, a cada 5 milhões de habitantes um representante? poderia esclarecer isso melhor para mim?
    Obrigado

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      São delegados escolhidos pelos partidos. Essa escolha é feita de acordo com as premissas das comissões de cada estado. O número 538, como explicado, reflete o número de senadores (100 = 2 por estado) + 435 deputados (número por estado = de acordo com a população) + 3 delegados do Distrito de Columbia, onde está a capital Washington.

      O número de membros da Casa dos Representantes (deputados) correponde à população de cada estado. O número de delegados do Colégio Eleitoral segue essa premissa. Esse número de delegados e deputados em cada estado é determinado pelo censo, feito a cada 10 anos. Esse número pode ser mantido, aumentado ou diminuido, sempre de acordo com a população.

  17. Avatar
    Raquel Borges

    Gostaria que voce falasse de novo sobre a bandeira de Benjamin Franklin, o da Cobra Join or Die.

    1. Avatar
      Fernanda Dagher

      Eu também gostaria de entender melhor

    2. Avatar
      Ana Paula Henkel

      O que especificamente?

    3. Avatar
      Luana Zambiasi

      Na aula sobre as personalidades da revolução americana, onde a Ana fala sobre os os pais fundadores um por um ( aula V do módulo 1) tem um power point sobre os símbolos da revolução. Lá tem a história do simbolo bem explicadinha, desde o princípio.

  18. Avatar
    Daniela Meyer

    os franceses chegaram a formar algumas colônias dentro da américa? Quais foram estas colônias?

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Os franceses conquistaram muitas terras no Canadá e no centro da América, ali a oeste das montanhas Apalaches. Mas a colônia mais notável dos franceses foi a Loiusiana, que mais tarde foi comprada por Thomas Jefferson em sua presidência. A Louisiana acabou se tornando um estado muito escravagista, onde houve também uma grande mistura de culturas e religiões, como a mistura do Crsitianismo com aspectos das religiões africanas, resultando no Vodu, por exemplo.

  19. Avatar
    Daniela Meyer

    Quando começou a se perder essa noção do “bem comum?” Visto que hoje em dia tantas facções estão se formando dentro da américa? Ou é pergunta para mais adiante?

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Depende em que aspecto, mas ali na Grande Depressão veremos um crescimento muito grande do estado e do governo federal que trouxe danos irreparáveis para a estrutura federalista.

  20. Avatar
    Carmen Lucia Coelho

    Esse curso está sendo um aprendizado pra mim e muito importante saber a história da política americana, desde os primórdios. Seu carisma e a segurança dos temas abordados em detalhes fazem a diferença. Gostaria de saber os títulos dos filmes que vc abordou até agora para ilustrar a sua explanação nesses 2 primeiros módulos. Só consegui memorizar o filme John Adams.

  21. Avatar
    FÁBIO ARRUDA

    Boa noite Ana!
    Gostaria de saber qual era a principal atividade econômica de cada colônia na época e como isso influenciou na abolição da escravatura na América.
    Além disso, tenho acompanhado suas lives e participação em programa de rádio.

  22. Avatar
    Dulce Regina Pedrossian

    Chamou-me a atenção o fato de a Constituição Americana ser antiga, e, não por acaso o conservadorismo é algo caro para os americanos, bem como conceitos como liberdade, vida e propriedade, muito bem fundamentados pela Filosofia, a exemplo de John Locke, dentre outros filósofos. No módulo 2, aula I, quando você se referiu a Alexander Hamilton, considerado importante no caminho para a Constituição Americana, que entendia que a liberdade genuína demandava um grau de autoridade para elaborar e exercer as leis, você citou o famoso ” ……… Order”. Não entendi o que coloquei entre aspas.

    1. Avatar
      Ana Paula Henkel

      Law and Order. Lei e ordem.

  23. Avatar
    Alexandre Watt Longo

    Sempre um bálsamo escutar você narrando a história desta grande nação e que consolidou as bases de todo Ocidente, no que tange Liberdade, propriedade privada, direitos e deveres. Minha dúvida é sobre a Nona Emenda, pois como você citou, uma das grandes questões é definir quem estipula o que são os direitos naturais e atualmente temos estas questões dos “direitos das minorias”, que parecem o tempo todo colocar “goela abaixo” aquilo que bem pensam e assim, as bases podem ser corrompidas, de anos de lutas para consolidação desses mesmos direitos, leis e regras que regem uma sociedade. Na sua opinião, você teme que leis possam vir a ser corrompidas em nome do “politicamente correto” ou em defesa das tais “minorias”? Gratidão!

  24. Avatar
    Hanna Glaucia Zemolin Rodrigues Silva

    Que funções tem o colégio eleitoral?

    1. Avatar
      Maria Isabel V. Vazquez Paniago

      Escolher o Presidente e o Vice- Presidente – tudo super bem explicado no módulo 2, aula IV (Colégio Eleitoral).

  25. Avatar
    Hanna Glaucia Zemolin Rodrigues Silva

    O Miranda voltou a ser julgado por outros crimes, certo? Pois entendo que pelas emendas, ele nao poderia ter um segundo julgamento de uma mesma acusação?

  26. Avatar
    Julia Meireles

    Se o colégio eleitoral protege os estados menores, mas de qualquer jeito eles têm menos eleitores, como isso faz diferença se a eleição fosse somente popular?

    1. Avatar
      Luana Zambiasi

      Também tenho essa dúvida!

      1. Avatar
        Julia Meireles

        Luana, vc conseguiu a resposta pra essa duvida?

        1. Avatar
          Heduan Pinheiro

          Neste caso é uma questão de matemática.
          O número mínimo de delegados por Estado é 3. Independente deste Estado ter 1 habitante ou 1 milhão.
          Os Estados que não atingem o mínimo populacional para ter ao menos UM representante, acaba por ter no mínimo 3, isto aumenta seu poder perante sua condição atual. Caso contrário, seria sempre um estado desprezado. (são os casos das Dakotas e Montana, por exemplo). Por outro lado, Estado ultra populosos também são limitados em ter o número correspondente de delegados perante sua população como é o caso da Califórnia. Pela sua população eles deveriam ter mais que os atuais 55 delegados. Porém, ficam limitados a este número para tem o seu poder de influência diminuído e não se sobrepor muito aos demais Estados.
          Vejamos alguns números:
          Dakota do Norte tem 750 mil habitantes com 3 delegados no colégio eleitoral: 250 mil habitantes por delegado.
          Califórnia tem 40 milhões de habitantes com 55 delegados no colégio eleitoral: 727 mil habitantes por delegado.
          Percebe que o número de habitantes de Dakota tem mais poder que os da Califórnia? 250 mil da Dakota tem a mesma força (mesmo peso na escolha do presidente) que 727 mil da Califórnia?
          A matemática por trás para poder calcular estas diferenças eu não sei te precisar qual é, mas a ideia por trás é esta ai. O sistema deles EQUALIZA a força entre todos os Estados.
          Se não fosse assim, um presidente bastaria SEMPRE vencer ao mesmo tempo na Califórnia, Texas, New York, Illinois, Pensilvania e Florida. Pronto. O resto do país poderia ser ignorado. Seria a maioria sempre se impondo sobre a minoria.

          Voltado então a pergunta da Julia, faz sim uma boa diferença. Lembremos das eleições de 2016 quando a Hillary Clinton teve mais votos na soma geral, o tal voto popular, mas acabou perdendo no Colégio Eleitoral. Se não fosse o Colégio, tais Estados com população muito pequena, realmente não teriam significância alguma.

  27. Avatar
    Julia Meireles

    Ainda não entendo super bem como o colégio eleitoral protege um estado contra fraudes. Se houver fraude na fase 1, o colégio eleitoral irá representar esse candidato. Entendo que o colégio eleitoral desencoraje fraude pelo sistema de “winner takes all”, mas a fraude ainda pode ocorrer se for em grande maioria, correto? Aí o que ganhar no voto popular, vai para os eleitores.

  28. Avatar
    Mayta Santos

    Ana, compartilho algumas dúvidas sobre o colégio eleitoral: (1) como funciona na prática a escolha dos eleitores por voto popular? Estes mesmos eleitos (eleitores) serão os deputados?
    (2) Sobre a Nona Emenda, é praticamente uma porta aberta para todo tipo de reivindicação e luta por bandeiras progressistas/globalistas, certo? Parece ser uma brecha que coloca em cheque todas as demais garantias individuais.

    (3) Como tem sido a interpretação de uma eventual vacina obrigatória à luz dos direitos individuais garantidos?

    Muito obrigada e parabéns pelo curso! Está uma delícia!! <3

  29. Avatar
    nathalia crepaldi

    Gostaria de entender também um pouco mais de relaçõo das dos Espanhois que descobriram a America primeiro e os territorios que eles já estavam .(depois o territorio dos franceses também). Como foi essa relação com os ingleses que chegaram depois e com a independencia. Os Espanhois nunca disputaram essas terras ou foram contra a independencia?

  30. Avatar
    Luana Zambiasi

    Sobre o colégio eleitoral:
    1 – Se o número de delegados é proporcional aos habitantes, consequentemente os estados com mais pessoas tem mais delegados. Sendo assim, como que as Carolinas não vencem? Elas não possuem o maior número de delegados?
    2 – Os 2 senadores fixos por estado votam? Se sim, como eles escolhem o candidato? Quando as pessoas votam nos eleitores, estão votando pelos senadores, também?

  31. Avatar
    Beatriz Salumoni

    Oi, Ana! Sobre as convenções partidárias, elas são uma espécie de horário político como é qui no Brasil? É obrigatório as emissoras de televisão transmitirem?

  32. Avatar
    Gustavo Adolpho Villefort Silva

    Oi Ana. Seu curso está muito bom. Parabéns!
    Ficou só uma dúvida. Ficou parecendo que enquanto os pais fundadores redigiam a Constituição e o Bill of Rights a Coroa Britânica aceitou com certa passividade a perda das 13 colônias. Não houve novas tentativas de reconquistá-las?
    24/08/2020 at 9:54 pm
    Reply

  33. Avatar
    Mariangela Danemberg

    Ana, fiquei confusa em relação aos eleitores (delegados). Como eles votam para presidente em novembro? É diferente da população?

  34. Avatar
    Paula Voloch

    Oi Ana! Tão feliz de fazer parte deste grupo! Tenho uma missão em mente. Reverter todos os votos dos brasileiros com cidadania americana para o nosso lado. Percebo que a maioria vota democratas pela ignorância e preguiça de correr atrás de informações fidedignas. Já conversei com pessoal de NY e Florida. Queria entender um pouco melhor sobre o Havaí. Meu marido é surfista e temos vários amigos por lá. Porque o Havaí vota tradicionalmente com os democratas?

Deixe seus comentários

Selecione os campos a serem mostrados. Outros estarão ocultos. Arraste e solte para reorganizar a ordem.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping