Pensadores da Liberdade

O manual definitivo das filosofias liberal e conservadora.

20 horas
22 Módulos
1.078 Students
3 Módulos

Pensadores da Liberdade

Pensadores da Liberdade

Este conteúdo é protegido, por favor faça o login na sua conta para ver o conteúdo da aula.

Comentários (39)

  1. Avatar
    daryush khoshneviss

    Excelente Constantino. É fundamental conectar a teoria com a prática e exemplos afim de que os conceitos fiquem sedimentados.
    Um abraço,

  2. Avatar
    Diego Morais Duarte

    Não estou conseguindo acessar esta aula (David Hume). As aulas vão sendo liberadas aos poucos?

  3. Avatar
    Arnaldo Bittencourt Filho

    Parabéns, Rodrigo ! A aula sobre Locke foi excelente ! Pergunto : ao adquirir o Curso poderei ter acesso às aulas por tempo indeterminado ? Seria ótimo poder repassar suas sínteses por outras vezes. Grande abraço ! Muito obrigado.

    1. Rodrigo Constantino
      Rodrigo Constantino

      sim!

  4. Avatar
    Jose Orlando melo Azevedo

    O conteúdo esta muito bom, Parabéns. A forma de apresentação do Constantino também. Registro algumas falhas no video na troca da imagem do Constantino com imagem de outros slides.

  5. Avatar
    Maria Lucia Figueiredo

    I’m ok

  6. Avatar
    Célia Garcia Gonzaga

    Excelente aula, parabéns!

  7. Avatar
    HAILTON NASCIMENTO

    Conteúdo tá ótimo, mas tô me batendo com a plataforma; não grava por exemplo o ponto onde parei antes

  8. Avatar
    ANDRE M GURGEL

    Muito desagradável tentar assistir o curso com interrupções constantes do vídeo. A continuar assim vou pedir meu dinheiro de volta.

    1. Avatar
      Paulo Muro

      Olá André. Realmente é desagradável assistir qualquer coisa em vídeo com interrupções. No entanto, eu não tenho tido esse problema. Sugiro antes de condenar a plataforma, verificar sua conexão de Internet. De toda forma essa plataforma é ruinzinha, mas muito mais em relação às funcionalidade que quanto a travamento do vídeo. A qualidade do curso merecia uma plataforma melhor, Pelo menos no meu caso não travou nenhuma vez, nem nesse nem no anterior.
      Mais sorte nas próximas aulas que o curso está muito bom.

  9. Avatar
    ANDRE M GURGEL

    Rodrigo, seria bom que você indicasse as obras fundamentais de cada pensador abordado. Obrigado.

  10. Avatar
    cristina melchior

    Rodrigo, para aquelas pessoas que nunca tiveram contato com esses pensadores, acredito que a menção de suas principais obras contribuiria para o aprendizado. Obrigada.

    1. Avatar
      CARLOS EDUARDO GOULART

      Concordo! bem como uma contextualização da época no qual ele se insere!

  11. Avatar
    CESAR SAAD

    Conteúdo excelente, parabéns! se puder falar mais pausadamente, daria mais tempo para refletir sobre o tema.

  12. Avatar
    Luiz Fintelman

    Estou gostando das aulas, o conteúdo é ótimo, está atendendo minhas expectativas. Mas, a plataforma, poderia ter mais recursos, ouvir em segundo plano por exemplo.

  13. Avatar
    Rafael Mesquita

    A cada aula, fico mais seu fã. Parabéns, Constantino. Obrigado por dividir o seu conhecimento e seus estudos.

  14. Avatar
    Marcio Giordany Costa de Almeida

    Estou amando o conteúdo… Constantino usa de muita didática, fala com linguagem acessível a todos e traz o conceito para a realidade…

  15. Avatar
    Fabio Almeida

    Aula muito boa.
    As críticas à religião são absolutamente cabíveis e atuais.

  16. Avatar
    Ibicem Alencar da Silva

    Mais uma ótima aula.
    Apesar do Pensador David Hume ser um pouco difícil de compreensão, o Constantino mostrou com maestria o ponto de equilíbrio da sua obra.
    Parabéns!!!

  17. Avatar
    CARLOS EDUARDO GOULART

    Olá Rodrigo, seria muito interessante se vc – antes de iniciar as explanações em sí – fizesse uma contextualização sobre o autor, e sobre a época em que ele se inseriu. Torna mais fácil entender e materializar as obras. Grato!

  18. Avatar
    Maria lucia Figueiredo

    Excelentes aulas !

  19. Avatar
    Simone pinto

    Olá. A aula do Locke ficou ótima. Entretanto, achei que na aula sobre David Hume poderia ter sido dado mais o contexto histórico, bem como a quem ele acabou influenciando fortemente. O início, principalmente, ficou bem sacal. Na parte final, o conteúdo foi passado de um modo melhor, abordando um pouco mais o contexto em que se inseriam as suas ideias. De qualquer forma, parabéns ao Constantino pela iniciativa.

  20. Avatar
    Wenderson Gagliano de Alvarenga

    Muito bom. Parabéns RC

  21. Avatar
    Maria Isabel de Braganca Barretto

    Hoje domingo 18/10 e a aula do A Smith ainda nao foi liberada.

  22. Avatar
    Eveline Barros Calado

    Adorei a aula anterior (Locke) mas essa achei bem árida, não sei de devido ao próprio filósofo em si ou se realmente , como alguns também citaram , talvez tenha faltado algum contexto sobre Hume. Você poderia citar também filósofos que faziam o contrapeso crítico a Hume? Aguardo ansiosamente Adam Smith. Muito boa iniciativa, parabéns.

  23. Avatar
    TATIANA DONNICI

    Trava muito os vídeos, fica ruim para ver as aulas

  24. Avatar
    Maria Isabel de Braganca Barretto

    Aguardando a aula de A Smith

  25. Avatar
    Jamil Jise Saliba

    Até agora muito bom. Sugiro, no entanto, um sumário com os fundamentos dos pensador. Sempre ajuda na menorização.

  26. Avatar
    ÁLVARO COUSANDIER RODRIGUES

    Caro Rodrigo, excelente explanação sobre Hume. Impressionante que as conclusões do filósofo sobre os mecanismos que regem a vida em sociedade afiguram-se atuais. A criatividade do homem, bem como sonhos realizáveis e até utopias são plenamente aceitáveis. Todavia, os séculos nos ensinaram que certa dose de ceticismo e empirismo, como propugnava Hume, foi essencial para que pudéssemos chegar ao atual estágio civilizatório, notadamente se olharmos e tomarmos como exemplo nações que optaram em seguir os seguintes princípios: vida, liberdade e propriedade (lato sensu). Sobre conflito e ambição, visto que são características essencialmente humanas, pela conjugação de ambos é que avançamos em todos os aspectos. Causa-me espécie quando ouço que a atual polarização que permeia nossa sociedade é nociva. Ora! Certamente, talvez fosse mais cômodo e conveniente para alguns que a situação pretérita estivesse ainda vigente. Quanto ao comércio, por si só, não pode ser o estalão para todas as coisas, a vida não pode se resumir apenas a isso, mas, sendo essencial à organização social, notadamente quando em consonância com outros aspectos da vida, tal como a virtude, a possibilidade de êxito de uma nação passa a ser concreta. Apenas para ilustrar, digo que, para que o sistema capitalista funcione a contento, insta que a sociedade esteja culturalmente preparada. O capitalismo não se resume em números e lucro, pois inúmeras empresas e pessoas abastadas têm plena consciência de sua real função dentro de um contexto social. Sobre os niilistas e hedonistas, no meu ponto de vista, não passam de hipócritas, na medida em que, invariavelmente, usufruem com muito gosto dos benefícios que o capitalismo proporciona. Calha aqui o seguinte provérbio: “Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes.” Quanto ao poder e aos políticos, mal necessário, não há sociedade que funcione sem eles, contudo, há que se implementar mecanismos de controle por parte da sociedade. Empregados do povo. Político não é profissão. Sobre a religião, assunto espinhoso, suscita paixões e controvérsias. Pertinente os questionamentos de Hume. Sobre as instituições não esqueçamos, não passam de criação humana para viabilizar a vida em sociedade. Pessoas importam. Pessoas mudam, por conseguinte, instituições mudam. Por isso, o preço da liberdade é a eterna vigilância. Um abraço.

  27. Avatar
    MARCIA SOARES

    D. Hume por ser um empírico em sua natureza, pode externar com excelência o Homem e suas paixões. Fato este que exemplifica a humanidade como ela e. Logo, a moderação e a prudência devem ser remédios orgânicos no combate as paixões avassaladoras que tomam os vaidosos no poder, estes, que se reunem em uma “patota”, achando em meio suas neuroses utópicas que são o bem maior em nome de seu ego envenenado. Porem, DH chega pela porta da frente com a luz que clareia a nebulosa paixão e seus idolatras. Parabéns RC e Equipe!

  28. Avatar
    Maria Lucia Silva Sobral

    Grande aula!
    Para mim um grande investimento e a descoberta que nada sei pois nada disso foi ensinado ou sequer sugerido nos meus anos de formação, quanto tempo perdido!
    Obrigada Constantino por enriquecer meu conhecimento!

  29. Avatar
    Miriam Gondim Matos

    Mais uma excelente aula, Rodrigo! Parabéns!

  30. Avatar
    Paulo Sergio Leahy Andrade Jr

    Em relação ao grupo de discussão que vi nas lives da internet, com faz para se inscrever.
    Parabéns pela capacidade de síntese e enfoque prático na aula.

  31. Avatar
    Eder Vieira

    Você poderia fazer uma aula, sobre Santos Tomás de Aquino, o doutor da igreja, mostrando o outro lado da história contada, sem ser por um iluminista.

  32. Avatar
    Paulo Muro

    Excelente aula. Parabéns!!!

  33. Avatar
    Carlos Enrique Touzon Dantas

    Mais uma aula sensacional! Confesso que sobre Hume só conhecia o básico. Muito estimulante esse aprofundamento em suas obras e pensamentos; Sigamos então, nossa viagem rumo à razão, o conhecimento e à liberdade

  34. Avatar
    SALIM AMIN ZAIDAN JÚNIOR

    Terminei a primeira aula. Estou encantado com o conteúdo na sua clareza e na sua quantidade de informações que vêm de forma didática e altamente envolventes. Muito obrigado!

  35. Avatar
    Luís Rocha

    Olá a todos. Constantino, no tocante aos relativistas estéticos que veem Arte com “A” maiúsculo em quaisquer coisas, Hume vai de encontro a Marcel Duchamp. Sem entrar muito no mérito se válida ou não, sempre reconheci a proposta de Duchamp como a tentativa de vitória da Filosofia sobre as Artes Visuais.

  36. Avatar
    Ana Lucia Faria

    Rodrigo, pelo amor de Deus…. tira aquele relógio parado que fica na mesa a direita da tela. Obrigada

Deixe seus comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione os campos a serem mostrados. Outros estarão ocultos. Arraste e solte para reorganizar a ordem.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping