Excelente Constantino. É fundamental conectar a teoria com a prática e exemplos afim de que os conceitos fiquem sedimentados.
Um abraço,
Diego Morais Duarte
Não estou conseguindo acessar esta aula (David Hume). As aulas vão sendo liberadas aos poucos?
Arnaldo Bittencourt Filho
Parabéns, Rodrigo ! A aula sobre Locke foi excelente ! Pergunto : ao adquirir o Curso poderei ter acesso às aulas por tempo indeterminado ? Seria ótimo poder repassar suas sínteses por outras vezes. Grande abraço ! Muito obrigado.
Rodrigo Constantino
sim!
Jose Orlando melo Azevedo
O conteúdo esta muito bom, Parabéns. A forma de apresentação do Constantino também. Registro algumas falhas no video na troca da imagem do Constantino com imagem de outros slides.
Maria Lucia Figueiredo
I’m ok
Célia Garcia Gonzaga
Excelente aula, parabéns!
HAILTON NASCIMENTO
Conteúdo tá ótimo, mas tô me batendo com a plataforma; não grava por exemplo o ponto onde parei antes
ANDRE M GURGEL
Muito desagradável tentar assistir o curso com interrupções constantes do vídeo. A continuar assim vou pedir meu dinheiro de volta.
Paulo Muro
Olá André. Realmente é desagradável assistir qualquer coisa em vídeo com interrupções. No entanto, eu não tenho tido esse problema. Sugiro antes de condenar a plataforma, verificar sua conexão de Internet. De toda forma essa plataforma é ruinzinha, mas muito mais em relação às funcionalidade que quanto a travamento do vídeo. A qualidade do curso merecia uma plataforma melhor, Pelo menos no meu caso não travou nenhuma vez, nem nesse nem no anterior.
Mais sorte nas próximas aulas que o curso está muito bom.
ANDRE M GURGEL
Rodrigo, seria bom que você indicasse as obras fundamentais de cada pensador abordado. Obrigado.
cristina melchior
Rodrigo, para aquelas pessoas que nunca tiveram contato com esses pensadores, acredito que a menção de suas principais obras contribuiria para o aprendizado. Obrigada.
CARLOS EDUARDO GOULART
Concordo! bem como uma contextualização da época no qual ele se insere!
CESAR SAAD
Conteúdo excelente, parabéns! se puder falar mais pausadamente, daria mais tempo para refletir sobre o tema.
Luiz Fintelman
Estou gostando das aulas, o conteúdo é ótimo, está atendendo minhas expectativas. Mas, a plataforma, poderia ter mais recursos, ouvir em segundo plano por exemplo.
Rafael Mesquita
A cada aula, fico mais seu fã. Parabéns, Constantino. Obrigado por dividir o seu conhecimento e seus estudos.
Marcio Giordany Costa de Almeida
Estou amando o conteúdo… Constantino usa de muita didática, fala com linguagem acessível a todos e traz o conceito para a realidade…
Fabio Almeida
Aula muito boa.
As críticas à religião são absolutamente cabíveis e atuais.
Ibicem Alencar da Silva
Mais uma ótima aula.
Apesar do Pensador David Hume ser um pouco difícil de compreensão, o Constantino mostrou com maestria o ponto de equilíbrio da sua obra.
Parabéns!!!
CARLOS EDUARDO GOULART
Olá Rodrigo, seria muito interessante se vc – antes de iniciar as explanações em sí – fizesse uma contextualização sobre o autor, e sobre a época em que ele se inseriu. Torna mais fácil entender e materializar as obras. Grato!
Maria lucia Figueiredo
Excelentes aulas !
Simone pinto
Olá. A aula do Locke ficou ótima. Entretanto, achei que na aula sobre David Hume poderia ter sido dado mais o contexto histórico, bem como a quem ele acabou influenciando fortemente. O início, principalmente, ficou bem sacal. Na parte final, o conteúdo foi passado de um modo melhor, abordando um pouco mais o contexto em que se inseriam as suas ideias. De qualquer forma, parabéns ao Constantino pela iniciativa.
Wenderson Gagliano de Alvarenga
Muito bom. Parabéns RC
Maria Isabel de Braganca Barretto
Hoje domingo 18/10 e a aula do A Smith ainda nao foi liberada.
Eveline Barros Calado
Adorei a aula anterior (Locke) mas essa achei bem árida, não sei de devido ao próprio filósofo em si ou se realmente , como alguns também citaram , talvez tenha faltado algum contexto sobre Hume. Você poderia citar também filósofos que faziam o contrapeso crítico a Hume? Aguardo ansiosamente Adam Smith. Muito boa iniciativa, parabéns.
TATIANA DONNICI
Trava muito os vídeos, fica ruim para ver as aulas
Maria Isabel de Braganca Barretto
Aguardando a aula de A Smith
Jamil Jise Saliba
Até agora muito bom. Sugiro, no entanto, um sumário com os fundamentos dos pensador. Sempre ajuda na menorização.
ÁLVARO COUSANDIER RODRIGUES
Caro Rodrigo, excelente explanação sobre Hume. Impressionante que as conclusões do filósofo sobre os mecanismos que regem a vida em sociedade afiguram-se atuais. A criatividade do homem, bem como sonhos realizáveis e até utopias são plenamente aceitáveis. Todavia, os séculos nos ensinaram que certa dose de ceticismo e empirismo, como propugnava Hume, foi essencial para que pudéssemos chegar ao atual estágio civilizatório, notadamente se olharmos e tomarmos como exemplo nações que optaram em seguir os seguintes princípios: vida, liberdade e propriedade (lato sensu). Sobre conflito e ambição, visto que são características essencialmente humanas, pela conjugação de ambos é que avançamos em todos os aspectos. Causa-me espécie quando ouço que a atual polarização que permeia nossa sociedade é nociva. Ora! Certamente, talvez fosse mais cômodo e conveniente para alguns que a situação pretérita estivesse ainda vigente. Quanto ao comércio, por si só, não pode ser o estalão para todas as coisas, a vida não pode se resumir apenas a isso, mas, sendo essencial à organização social, notadamente quando em consonância com outros aspectos da vida, tal como a virtude, a possibilidade de êxito de uma nação passa a ser concreta. Apenas para ilustrar, digo que, para que o sistema capitalista funcione a contento, insta que a sociedade esteja culturalmente preparada. O capitalismo não se resume em números e lucro, pois inúmeras empresas e pessoas abastadas têm plena consciência de sua real função dentro de um contexto social. Sobre os niilistas e hedonistas, no meu ponto de vista, não passam de hipócritas, na medida em que, invariavelmente, usufruem com muito gosto dos benefícios que o capitalismo proporciona. Calha aqui o seguinte provérbio: “Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes.” Quanto ao poder e aos políticos, mal necessário, não há sociedade que funcione sem eles, contudo, há que se implementar mecanismos de controle por parte da sociedade. Empregados do povo. Político não é profissão. Sobre a religião, assunto espinhoso, suscita paixões e controvérsias. Pertinente os questionamentos de Hume. Sobre as instituições não esqueçamos, não passam de criação humana para viabilizar a vida em sociedade. Pessoas importam. Pessoas mudam, por conseguinte, instituições mudam. Por isso, o preço da liberdade é a eterna vigilância. Um abraço.
MARCIA SOARES
D. Hume por ser um empírico em sua natureza, pode externar com excelência o Homem e suas paixões. Fato este que exemplifica a humanidade como ela e. Logo, a moderação e a prudência devem ser remédios orgânicos no combate as paixões avassaladoras que tomam os vaidosos no poder, estes, que se reunem em uma “patota”, achando em meio suas neuroses utópicas que são o bem maior em nome de seu ego envenenado. Porem, DH chega pela porta da frente com a luz que clareia a nebulosa paixão e seus idolatras. Parabéns RC e Equipe!
Maria Lucia Silva Sobral
Grande aula!
Para mim um grande investimento e a descoberta que nada sei pois nada disso foi ensinado ou sequer sugerido nos meus anos de formação, quanto tempo perdido!
Obrigada Constantino por enriquecer meu conhecimento!
Miriam Gondim Matos
Mais uma excelente aula, Rodrigo! Parabéns!
Paulo Sergio Leahy Andrade Jr
Em relação ao grupo de discussão que vi nas lives da internet, com faz para se inscrever.
Parabéns pela capacidade de síntese e enfoque prático na aula.
DENISE MORAES
Parabéns por mais uma bela explanação, Constantino.
Sugiro, entretanto, que você nos apresente, de forma simples, a biografia do pensador: onde nasceu, como viveu, no que atuava…..entendo que isso ajudará na compreensão dos pensamentos deles.
Outra sugestão que faço é referente à bibliografia utilizada.
Muito obrigada.
Eder Vieira
Você poderia fazer uma aula, sobre Santos Tomás de Aquino, o doutor da igreja, mostrando o outro lado da história contada, sem ser por um iluminista.
Marcus Vinicius Braga
Verdade! Grandioso filósofo e teólogo.
Paulo Muro
Excelente aula. Parabéns!!!
Carlos Enrique Touzon Dantas
Mais uma aula sensacional! Confesso que sobre Hume só conhecia o básico. Muito estimulante esse aprofundamento em suas obras e pensamentos; Sigamos então, nossa viagem rumo à razão, o conhecimento e à liberdade
SALIM AMIN ZAIDAN JÚNIOR
Terminei a primeira aula. Estou encantado com o conteúdo na sua clareza e na sua quantidade de informações que vêm de forma didática e altamente envolventes. Muito obrigado!
Luís Rocha
Olá a todos. Constantino, no tocante aos relativistas estéticos que veem Arte com “A” maiúsculo em quaisquer coisas, Hume vai de encontro a Marcel Duchamp. Sem entrar muito no mérito se válida ou não, sempre reconheci a proposta de Duchamp como a tentativa de vitória da Filosofia sobre as Artes Visuais.
Ana Lucia Faria
Rodrigo, pelo amor de Deus…. tira aquele relógio parado que fica na mesa a direita da tela. Obrigada
PEDRO PAULO REIS
Excelente Constantino. Muito bom. Gostando muito.
Luciano Carvalho
Parabéns pela sua capacidade de sintetizar algo tão abrangente como o pensamento dos “grandes”.
Mara Castro
Gostei muito. A partir das ideias de Locke, que tanto influenciou a Declaração da Independência das 13 Colônias, um painel amplo, mas sem perder o foco, foi sendo aberto nesta primeira aula e ligações daqueles princípios com a atual realidade são naturalmente feitas por quem assiste. Sempre a relação entre os pensadores e a nossa vida.
Marcus Vinicius Braga
Olá Rodrigo!
D. Hume não me parece um especialista em catolicismo. Pelo que você contou, ele se apresenta como um crítico pouco embasado sobre o cristianismo em geral e cheio de paixões em suas palavras. Mesmo eu pensando de forma diferente ainda consigo admirar sua coragem em falar. O melhor sempre seria que seu pensamento conseguisse levar as pessoas para Deus, porém, infelizmente estas paixões devem tê-lo atrapalhado.
daryush khoshneviss
Excelente Constantino. É fundamental conectar a teoria com a prática e exemplos afim de que os conceitos fiquem sedimentados.
Um abraço,
Diego Morais Duarte
Não estou conseguindo acessar esta aula (David Hume). As aulas vão sendo liberadas aos poucos?
Arnaldo Bittencourt Filho
Parabéns, Rodrigo ! A aula sobre Locke foi excelente ! Pergunto : ao adquirir o Curso poderei ter acesso às aulas por tempo indeterminado ? Seria ótimo poder repassar suas sínteses por outras vezes. Grande abraço ! Muito obrigado.
Rodrigo Constantino
sim!
Jose Orlando melo Azevedo
O conteúdo esta muito bom, Parabéns. A forma de apresentação do Constantino também. Registro algumas falhas no video na troca da imagem do Constantino com imagem de outros slides.
Maria Lucia Figueiredo
I’m ok
Célia Garcia Gonzaga
Excelente aula, parabéns!
HAILTON NASCIMENTO
Conteúdo tá ótimo, mas tô me batendo com a plataforma; não grava por exemplo o ponto onde parei antes
ANDRE M GURGEL
Muito desagradável tentar assistir o curso com interrupções constantes do vídeo. A continuar assim vou pedir meu dinheiro de volta.
Paulo Muro
Olá André. Realmente é desagradável assistir qualquer coisa em vídeo com interrupções. No entanto, eu não tenho tido esse problema. Sugiro antes de condenar a plataforma, verificar sua conexão de Internet. De toda forma essa plataforma é ruinzinha, mas muito mais em relação às funcionalidade que quanto a travamento do vídeo. A qualidade do curso merecia uma plataforma melhor, Pelo menos no meu caso não travou nenhuma vez, nem nesse nem no anterior.
Mais sorte nas próximas aulas que o curso está muito bom.
ANDRE M GURGEL
Rodrigo, seria bom que você indicasse as obras fundamentais de cada pensador abordado. Obrigado.
cristina melchior
Rodrigo, para aquelas pessoas que nunca tiveram contato com esses pensadores, acredito que a menção de suas principais obras contribuiria para o aprendizado. Obrigada.
CARLOS EDUARDO GOULART
Concordo! bem como uma contextualização da época no qual ele se insere!
CESAR SAAD
Conteúdo excelente, parabéns! se puder falar mais pausadamente, daria mais tempo para refletir sobre o tema.
Luiz Fintelman
Estou gostando das aulas, o conteúdo é ótimo, está atendendo minhas expectativas. Mas, a plataforma, poderia ter mais recursos, ouvir em segundo plano por exemplo.
Rafael Mesquita
A cada aula, fico mais seu fã. Parabéns, Constantino. Obrigado por dividir o seu conhecimento e seus estudos.
Marcio Giordany Costa de Almeida
Estou amando o conteúdo… Constantino usa de muita didática, fala com linguagem acessível a todos e traz o conceito para a realidade…
Fabio Almeida
Aula muito boa.
As críticas à religião são absolutamente cabíveis e atuais.
Ibicem Alencar da Silva
Mais uma ótima aula.
Apesar do Pensador David Hume ser um pouco difícil de compreensão, o Constantino mostrou com maestria o ponto de equilíbrio da sua obra.
Parabéns!!!
CARLOS EDUARDO GOULART
Olá Rodrigo, seria muito interessante se vc – antes de iniciar as explanações em sí – fizesse uma contextualização sobre o autor, e sobre a época em que ele se inseriu. Torna mais fácil entender e materializar as obras. Grato!
Maria lucia Figueiredo
Excelentes aulas !
Simone pinto
Olá. A aula do Locke ficou ótima. Entretanto, achei que na aula sobre David Hume poderia ter sido dado mais o contexto histórico, bem como a quem ele acabou influenciando fortemente. O início, principalmente, ficou bem sacal. Na parte final, o conteúdo foi passado de um modo melhor, abordando um pouco mais o contexto em que se inseriam as suas ideias. De qualquer forma, parabéns ao Constantino pela iniciativa.
Wenderson Gagliano de Alvarenga
Muito bom. Parabéns RC
Maria Isabel de Braganca Barretto
Hoje domingo 18/10 e a aula do A Smith ainda nao foi liberada.
Eveline Barros Calado
Adorei a aula anterior (Locke) mas essa achei bem árida, não sei de devido ao próprio filósofo em si ou se realmente , como alguns também citaram , talvez tenha faltado algum contexto sobre Hume. Você poderia citar também filósofos que faziam o contrapeso crítico a Hume? Aguardo ansiosamente Adam Smith. Muito boa iniciativa, parabéns.
TATIANA DONNICI
Trava muito os vídeos, fica ruim para ver as aulas
Maria Isabel de Braganca Barretto
Aguardando a aula de A Smith
Jamil Jise Saliba
Até agora muito bom. Sugiro, no entanto, um sumário com os fundamentos dos pensador. Sempre ajuda na menorização.
ÁLVARO COUSANDIER RODRIGUES
Caro Rodrigo, excelente explanação sobre Hume. Impressionante que as conclusões do filósofo sobre os mecanismos que regem a vida em sociedade afiguram-se atuais. A criatividade do homem, bem como sonhos realizáveis e até utopias são plenamente aceitáveis. Todavia, os séculos nos ensinaram que certa dose de ceticismo e empirismo, como propugnava Hume, foi essencial para que pudéssemos chegar ao atual estágio civilizatório, notadamente se olharmos e tomarmos como exemplo nações que optaram em seguir os seguintes princípios: vida, liberdade e propriedade (lato sensu). Sobre conflito e ambição, visto que são características essencialmente humanas, pela conjugação de ambos é que avançamos em todos os aspectos. Causa-me espécie quando ouço que a atual polarização que permeia nossa sociedade é nociva. Ora! Certamente, talvez fosse mais cômodo e conveniente para alguns que a situação pretérita estivesse ainda vigente. Quanto ao comércio, por si só, não pode ser o estalão para todas as coisas, a vida não pode se resumir apenas a isso, mas, sendo essencial à organização social, notadamente quando em consonância com outros aspectos da vida, tal como a virtude, a possibilidade de êxito de uma nação passa a ser concreta. Apenas para ilustrar, digo que, para que o sistema capitalista funcione a contento, insta que a sociedade esteja culturalmente preparada. O capitalismo não se resume em números e lucro, pois inúmeras empresas e pessoas abastadas têm plena consciência de sua real função dentro de um contexto social. Sobre os niilistas e hedonistas, no meu ponto de vista, não passam de hipócritas, na medida em que, invariavelmente, usufruem com muito gosto dos benefícios que o capitalismo proporciona. Calha aqui o seguinte provérbio: “Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes.” Quanto ao poder e aos políticos, mal necessário, não há sociedade que funcione sem eles, contudo, há que se implementar mecanismos de controle por parte da sociedade. Empregados do povo. Político não é profissão. Sobre a religião, assunto espinhoso, suscita paixões e controvérsias. Pertinente os questionamentos de Hume. Sobre as instituições não esqueçamos, não passam de criação humana para viabilizar a vida em sociedade. Pessoas importam. Pessoas mudam, por conseguinte, instituições mudam. Por isso, o preço da liberdade é a eterna vigilância. Um abraço.
MARCIA SOARES
D. Hume por ser um empírico em sua natureza, pode externar com excelência o Homem e suas paixões. Fato este que exemplifica a humanidade como ela e. Logo, a moderação e a prudência devem ser remédios orgânicos no combate as paixões avassaladoras que tomam os vaidosos no poder, estes, que se reunem em uma “patota”, achando em meio suas neuroses utópicas que são o bem maior em nome de seu ego envenenado. Porem, DH chega pela porta da frente com a luz que clareia a nebulosa paixão e seus idolatras. Parabéns RC e Equipe!
Maria Lucia Silva Sobral
Grande aula!
Para mim um grande investimento e a descoberta que nada sei pois nada disso foi ensinado ou sequer sugerido nos meus anos de formação, quanto tempo perdido!
Obrigada Constantino por enriquecer meu conhecimento!
Miriam Gondim Matos
Mais uma excelente aula, Rodrigo! Parabéns!
Paulo Sergio Leahy Andrade Jr
Em relação ao grupo de discussão que vi nas lives da internet, com faz para se inscrever.
Parabéns pela capacidade de síntese e enfoque prático na aula.
DENISE MORAES
Parabéns por mais uma bela explanação, Constantino.
Sugiro, entretanto, que você nos apresente, de forma simples, a biografia do pensador: onde nasceu, como viveu, no que atuava…..entendo que isso ajudará na compreensão dos pensamentos deles.
Outra sugestão que faço é referente à bibliografia utilizada.
Muito obrigada.
Eder Vieira
Você poderia fazer uma aula, sobre Santos Tomás de Aquino, o doutor da igreja, mostrando o outro lado da história contada, sem ser por um iluminista.
Marcus Vinicius Braga
Verdade! Grandioso filósofo e teólogo.
Paulo Muro
Excelente aula. Parabéns!!!
Carlos Enrique Touzon Dantas
Mais uma aula sensacional! Confesso que sobre Hume só conhecia o básico. Muito estimulante esse aprofundamento em suas obras e pensamentos; Sigamos então, nossa viagem rumo à razão, o conhecimento e à liberdade
SALIM AMIN ZAIDAN JÚNIOR
Terminei a primeira aula. Estou encantado com o conteúdo na sua clareza e na sua quantidade de informações que vêm de forma didática e altamente envolventes. Muito obrigado!
Luís Rocha
Olá a todos. Constantino, no tocante aos relativistas estéticos que veem Arte com “A” maiúsculo em quaisquer coisas, Hume vai de encontro a Marcel Duchamp. Sem entrar muito no mérito se válida ou não, sempre reconheci a proposta de Duchamp como a tentativa de vitória da Filosofia sobre as Artes Visuais.
Ana Lucia Faria
Rodrigo, pelo amor de Deus…. tira aquele relógio parado que fica na mesa a direita da tela. Obrigada
PEDRO PAULO REIS
Excelente Constantino. Muito bom. Gostando muito.
Luciano Carvalho
Parabéns pela sua capacidade de sintetizar algo tão abrangente como o pensamento dos “grandes”.
Mara Castro
Gostei muito. A partir das ideias de Locke, que tanto influenciou a Declaração da Independência das 13 Colônias, um painel amplo, mas sem perder o foco, foi sendo aberto nesta primeira aula e ligações daqueles princípios com a atual realidade são naturalmente feitas por quem assiste. Sempre a relação entre os pensadores e a nossa vida.
Marcus Vinicius Braga
Olá Rodrigo!
D. Hume não me parece um especialista em catolicismo. Pelo que você contou, ele se apresenta como um crítico pouco embasado sobre o cristianismo em geral e cheio de paixões em suas palavras. Mesmo eu pensando de forma diferente ainda consigo admirar sua coragem em falar. O melhor sempre seria que seu pensamento conseguisse levar as pessoas para Deus, porém, infelizmente estas paixões devem tê-lo atrapalhado.
Matheus da Rocha Crespo
Olá, Rodrigo. Temos acesso as aulas transcritas??