Capitalismo & Socialismo

Liberdade vs Repressão

16 horas
8 Módulos
1.995 Students

Capitalismo & Socialismo

Capitalismo & Socialismo

Este conteúdo é protegido, por favor faça o login na sua conta para ver o conteúdo da aula.

Comentários (13)

  1. Avatar
    Luisa Diebold

    Renata, no início do vídeo você fala que existe uma diferença entre Estado e Governo. Não ficou muito clara a diferença, para mim. O Estado seria algo mais macro e constante e o Governo passageiro? Poderia explicar mais sobre isso na live de domingo, por favor?

    1. Avatar
      Patricia Lemée

      Eu também fiquei com essa dúvida, até porquê o Estado é formado por governos, que muitas vezes mudam as políticas de Estado. Não consigo ver a separação.

    2. Avatar
      Daniela Meyer

      https://www.preparaenem.com/geografia/estado-nacao-governo.htm
      explicação rápida e simple das diferenças entre Estado e governo.

    3. Avatar
      Ana Julia Verreschi e Silva

      Também não entendi…

  2. Avatar
    Eli Garcia Tosta Junior

    Acredito que esses países com liberdade econômica e que são governados por socialistas ou sociais-democratas tem o diferencial de possuirem um “sistema de freios e contrapesos” que realmente funciona, que não permite que os políticos que estão no poder façam mudanças bruscas na estrutura do Estado.

  3. Avatar
    Fabiana Gualberto

    Olá, Renata. Estou adorando o curso, mas acho que as legendas dos vídeos estão deixando a desejar. Letra maiúscula no início das frases, vírgulas bem aplicadas e ponto final são essenciais para uma boa leitura.

    1. Avatar
      Ana Julia Verreschi e Silva

      Eu não estava percebendo onde, mas estava tendo dificuldades também, tava até parecendo que era com a tradução… Mas estou revendo videos várias vezes , achei que era eu q estava tendo dificuldades….;-(

  4. Avatar
    VANESSA NARDELLI PASSADORI DA LUZ

    O nada é de graça, nem injeção na testa, nunca foi tão claro. Tudo você paga, só que antes (lembra o ICMS ST) e, ao meu ver, é feita uma provisão dos possíveis gastos do governo para a manutenção desse well fare state para ter uma cobrança tão alta assim do cidadão (PF) e tb do PJ.

  5. Avatar
    Gabriela Marcolino

    Bem interessante ver a aula! Eu moro na Suécia e estou formando minha visão de como as coisas acontecem por aqui… Tenho muitas críticas ao governo sueco, que há décadas tem sido liderado pelo mesmo partido – o Social Democrata (não confundir com o Sverige Demokraterna, um partido de direita que tem crescido bastante por conta dos erros do Social Democrata).
    Eles tem mantido elevados gastos públicos com imigrantes; os aposentados aqui vivem com muito pouco (muitos não pegaram a onda de privatização de pensões e dependem do Estado…); tratamento médico você tem que pedir a Deus pra não precisar, pois eles só vão te atender se você estiver nas últimas – muita gente acaba descobrindo um câncer ou um tumor quando já está em estágio avançado, pois eles não tem uma cultura de prevenção; continuam mantendo uma rede enorme de televisão e rádio públicas, pagas com dinheiro de impostos (eu sou obrigada a pagar mesmo sem assistir, já deduzem na fonte, afff) pra fazer propaganda pro governo e pras pautas deles.
    A coisa fica ainda pior quando vai para os aspectos culturais que podem ser ligados ao socialismo e as consequências do extensivo welfare state. Muitos jovens acomodados ou com falta de garra para algo mais pois “não compensa” se esforçar muito mais – e na maioria das vezes não compensa mesmo, o salário do professor com mestrado vai ser ultrapassado pelo vendedor de shopping que faz algumas horas extras no fim de semana.
    Acho que essa hora aparece na mente de quem está lendo: “Nossa, se é tão ruim pq vc não vai embora?”. É pq, apesar das reclamações, ainda é um lugar bom de se morar. Não existe país perfeito! Com isso em mente eu tento olhar as coisas positivas que aqui existem, e peço a Deus para que os suecos acordem para a vida e exijam do governo mudança nas políticas externas (expulsão de criminosos, maior controle de quem entra, política de integração efetiva); redução se possível, mas se não, redirecionamento dos gastos governamentais com os que já estão aqui e estão passando por dificuldades (os idosos!); e menos interferência ideológica nas famílias e nas escolas.
    Hoje em dia, não importa para onde eu fôr, encontrarei problemas. Então vou ficando por aqui, já que é bom poder andar com o celular na mão, à noite, sem medo de ser assaltada… Por enquanto, pelo menos.
    Se você que leu esse texto chegou até aqui, eu indico um documentário bem legal sobre a história econômica da Suécia, que fala inclusive de como foi a experiência de fato socialista nos anos 60-70 que chegou a ter 102% de impostos sobre algumas classes. Procurem no Youtube: “Sweden: Lessons for America? – Full Video” da Free to Choose Network. É inglês e tem legendas em inglês, caso ajude.
    E para finalizar, caso se interessem por acompanhar vida na Suécia, eu falo sobre no meu instagram @MundoaFrente.
    😘

    1. Avatar
      Rafaella Magalhães

      Muito bom, Ga!!! Tipo de relato que sempre soma. Obrigada por dividir.

  6. Avatar
    Raquel Porto

    Mas por terem um governo progressista a tendência não seria a transição para o socialismo? Poderia falar mais sobre isso, governox Estado

  7. Avatar
    Ricardo Malaquias

    Aula muito boa e video no final muito bem escolhido… bora tirar os argumentos dos socialistas! Seria legal falar de Portugal também… vou dar uma olhada no heritage foundation!

  8. Avatar
    Monica Sartorio

    Como conseguimos ter acesso a esse vídeo no final? Gostaria de enviá-lo a algumas pessoas..

Deixe seus comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione os campos a serem mostrados. Outros estarão ocultos. Arraste e solte para reorganizar a ordem.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping