Descrição do curso:
O curso “A Escola Austríaca e a Economia Brasileira” apresenta as principais características dessa escola de pensamento econômico, integrando-a com a tradição liberal clássica e destacando a importância prática que os atos econômicos exercem em nossas vidas, ao lado dos atos políticos e os de natureza moral, bem como aplicando a base teórica para analisar o comportamento da economia do Brasil.
É inequívoco que a Escola Austríaca vem despertando interesse crescente nos últimos anos, mas, apesar desse fenômeno, ou talvez como própria consequência desse rápido crescimento, há uma grande escassez de cursos que sistematizem com fidelidade toda a riqueza dessa tradição iniciada “oficialmente” há exatamente 150 anos por Carl Menger, mas que foi anteriormente esboçada gradativamente por gerações de protoaustríacos durante séculos.
Assim sendo, não é difícil perceber na maioria das discussões sobre a Escola Austríaca a carência de um nível mínimo desejável de embasamento, limitando-se as tretas a simples opiniões com récitas de frases, entoação de bordões e cânticos de chavões com aparente “sotaque” austríaco, mas sem a autenticidade que só o estudo pode proporcionar. Por outro lado, infelizmente, ainda se pode contar nos dedos das mãos o número de docentes no Brasil realmente preparados para transmitirem com fidelidade às novas gerações o legado precioso deixado pelos grandes construtores da Escola Austríaca.
Você vai aprender:
✅ a antecipar as mudanças que comumente acontecem na economia que afetam o seu cotidiano e assim vai poder se proteger adequadamente dessas mudanças, seja como investidor, como consumidor ou como produtor.
✅ Ter base para participar de discussões sobre temas econômicos, inclusive identificando os erros de avaliações encontrados mais frequentemente nesses debates.
✅ Como é importante aprender a enxergar a economia com o “farol alto ligado”, isto é, além do curto prazo e beneficiar-se com essa capacidade de “ver fora da curva”.